quarta-feira, 23 de junho de 2010

Inscrições para o Enem 2010 vão de 21 de junho a 9 de julho

      O presidente do Inep, Joaquim José Soares Neto, anunciou hoje que as inscrições para o Enem deste ano começam no dia 21 de junho, e seguem até 9 de julho. O anúncio foi feito durante entrevista concedida ao lado da secretária de educação superior do Ministério da Educação, Maria Paula Dallari Bucci. As provas serão aplicadas nos dias 6 e 7 de novembro.

Mais de 16 mil vagas na seleção unificada do meio do ano

Para quem fez o Enem em 2009, começa nesta quinta-feira, 10, e segue até 14 de junho o período de inscrições para a segunda edição do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que selecionará os candidatos às vagas nos institutos federais e universidades federais e estaduais que aderiram ao sistema para a oferta de vagas para o segundo semestre de 2010.

Nesta edição, oito instituições que não participaram do primeiro processo, em janeiro, aderiram ao sistema para selecionar seus candidatos. Ao todo, participam desta rodada 35 instituições públicas de ensino superior, sendo 15 universidades federais, 18 institutos federais e duas universidades estaduais. Ao todo, são oferecidas 16.573 vagas em cursos superiores, entre bacharelados, licenciaturas e cursos superiores de tecnologia.

Podem participar da seleção os candidatos que prestaram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2009. Para inscrever-se, o candidato deverá informar seu número de inscrição no Enem 2009 e sua senha de acesso cadastrada no exame. As inscrições estarão abertas no período das 8h às 23h59 (horário de Brasília), de 10 a 14 de junho.

O aluno poderá acessar o Sisu com sua senha do Enem, sendo facultado ao candidato a criação de uma nova senha para acesso ao sistema.

As inscrições serão feitas em uma única etapa, de 10 a 14 de junho. Ao inscrever-se, o aluno poderá fazer até duas opções de curso e instituição, em ordem de preferência, e poderá alterar suas opções até o final do período de inscrição.
Ao final das inscrições, haverá três chamadas subsequentes. Os candidatos selecionados em sua primeira opção não serão convocados nas chamadas posteriores, nem mesmo aqueles que não realizarem a matrícula. Ao final das três chamadas, caso ainda existam vagas, as instituições convocarão os candidatos a partir da lista de espera gerada pelo sistema.

O Sisu também oferece vagas específicas para políticas afirmativas. Essa informação estará disponível no sistema, e ao inscrever-se o candidato deverá informar se deseja concorrer às vagas de ampla concorrência ou às vagas de políticas afirmativas. As políticas afirmativas oferecidas pelo sistema seguem o que é adotado pela instituição, com base na decisão de seus conselhos universitários.

Assessoria de Imprensa do Inep/MEC




Enem pode ser feito por adulto que não cursou o Ensino Médio

     O Enem – Exame Nacional do Ensino Médio – pode ser feito por pessoas que estejam pleiteando certificação nesta etapa de ensino. Ou seja: pessoas que não cursaram ou não concluíram o Ensino Médio e que, agora, têm a chance de fazer a prova do Enem e, atingindo a pontuação mínima exigida – 400 pontos em cada uma das quatro áreas de conhecimento e 500 pontos na redação -, receberão seu certificado de conclusão.

Conforme edital retificado publicado no Diário Oficial da União de hoje, dia 22, a pessoa que estiver pleiteando um certificado de conclusão não precisa ter freqüentado a escola regular nem a Educação de Jovens e Adultos. A condição para obter a certificação é que o participante tenha 18 anos completos até a data de realização da primeira prova do Enem 2010, o que ocorrerá no dia 06 de novembro.

O Inep faz a inscrição, aplica e corrige a prova. A emissão do certificado é de competência das secretarias estaduais de educação. Institutos e os centros federais de educação, ciência e tecnologia também poderão certificar no nível de conclusão do Ensino Médio com base nos resultados do Enem 2010. Dessa forma, o candidato deverá, no ato da inscrição, indicar a secretaria ou o instituto ou centro federal pelo qual pretende obter a certificação. Na própria ficha de inscrição há a lista de instituições certificadoras, que são aquelas que firmaram acordo de cooperação técnica com o Inep.

Para realizar a inscrição é exigido o CPF. Outra exigência é o preenchimento do questionário socioeconômico.

Assessoria de Imprensa do Inep/MEC

quarta-feira, 16 de junho de 2010

LUIZ CARLOS PARTICIPA DIAS 19 E 20 DE JUNHO DE ENCONTRO DO PROJETO INTERVIVIVENCIA EM JANDAÍRA/ RN

   Luiz Carlos Fernandes junto com as turmas do Curso Técnico em Agropecuária do Convênio FETARN/EAJ/UFRN e a professora de Cooperativismo da EAJ, Joanice e Siva Miranda participaram neste final de semana, 19 e 20 de junho, de ENCONTRO DE FORMAÇÃO EM POLITICAS PUBLICAS E CONTROLE SOCIAL do PROJETO INTERVIVENCIA UNIVERSITARIA - OASIS no município de Jandaíra/ RN.
   O evento aconterá na Escola Estadual Professora Maria da Conceição Messias onde participaram tambem alunos das escolas estaduais dos municipios de Jandaíra e Pedro Avelino/RN.
   O projeto OASIS, que é vinculado ao programa de Pós-Graduação em Administração – PPGA – e ao Departamento de Ciências Administrativas – DEPAD – da UFRN, é coordenado pelo professor Washington José de Souza, doutor em Educação. Participam da equipe executora alunos de graduação e pós-graduação – mestrado e doutorado – além de uma técnica da UFRN, totalizando 15 integrantes.
   Atualmente o projeto atende alunos da rede pública em seis municípios do estado: Macaíba, Afonso Bezerra, Galinhos, Guamaré, Jandaíra e Pedro Avelino.

sexta-feira, 11 de junho de 2010

III ENCONTRO DOS TECNICOS AGRÍCOLAS DO RN

Os técnicos agrícolas potiguares pelo terceiro ano consecutivo estiveram reunidos, desta vez na cidade de Mossoró-RN, nos dias 9 e 10 de junho de 2010.
O III Encontro Estadual dos Técnicos Agrícolas promovido pelo SINTAG-RN e pela ATARN foi inserido na programação oficial da Feira Internacional da Fruticultura Tropical Irrigada – EXPOFRUIT, no Campus da UFERSA, em Mossoró.
A primeira palestra do dia 9 de junho sobre Cooperativismo foi ministrada pelo Prof. Manoel Barbosa de Lucena, consultor da Organização das Cooperativas do Rio Grande do Norte – OCERN.
Logo em seguida os jovens técnicos agrícolas, os estudantes da Escola Agrícola de Jundiaí, de Macaíba-RN, e da Escola Agrotécnica do Cajueiro, de Catolé do Rocha-PB, fizeram um debate sobre a realidade do Ensino Agrícola na conjuntura atual.
A palestra “25 Anos de Regulamentação da Profissão de Técnico Agrícola” foi proferida pelo Téc. Agr. Gustavo José Barbosa, Diretor de Relações Sindicais da FENATA.
A abertura oficial teve a mesa formada pelo Téc. Agr. Manoel Gabi Pereira, Secretario do SINTAG-RN, Téc. Agr. Ivanilson Pereira de Araújo, presidente da ATARN, Téc. Agr. Gustavo José Barbosa, Diretor da FENATA, Téc. Agr. Raimundo Glauco de Vasconcelos, Gerente da Empresa SD 2000, Sr. João Helio Costa da Cunha Cavalcanti Junior, Diretor Técnico do SEBRAE-RN e Sr. José Mario Junior, Diretor da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Rio Grande do Norte – FETARN.
O representante do SEBRAE afirmou que a importância do técnico agrícola no atual momento de crescimento econômico do país é grande, ademais somente unido poderemos conquistar o piso salarial e o conselho próprio.

O Téc. Agr. Raimundo Glauco lembrou o período que trabalhou na EMATER-RN, ainda ANCAR, e o papel preponderante que o técnico agrícola exercia na sociedade local onde executava os serviço de assistência técnica e extensão rural. Glauco foi o primeiro técnico agrícola a preencher a ficha de filiação do SINTAG-RN e desponta como uma das maiores lideranças política do Rio Grande do Norte.


Este ano o Prêmio Técnico Agrícola Potiguar foi entregue ao Téc. Agr. Antonio Lisboa Junior, da EMATER de Lagoa Nova-RN, Téc. Agr. Laércio de Amorim Gomes, da EMATER de Assu-RN e a Professora Joanice e Silva Miranda, da Escola Agrícola de Jundiaí.

Na manhã do dia 10 de junho o Encontro seguiu com uma palestra sobre Apicultura apresentada pelo Téc. Agr. Ari Maia, da EMATER de Pau dos Ferros, e logo em seguida os encaminhamentos finais.

O evento contou com o apoio da FENATA, COEX, SEBRAE, SAPE, Banco do Nordeste, SINAI, EXPOFRUIT, SENAR-RN, GLAUCO INFORMÁTICA, ADESE, Prefeitura Municipal de Parelhas e do deputado estadual Fernando Mineiro.

terça-feira, 8 de junho de 2010

SEMINARIO NA EAJ PARA ATUALIZAÇÃO PROFISSIONAL



Na manhã desta terça feira, dia 8 de junho, no Auditório da Escola Agrícola de Jundiaí – EAJ aconteceu o Seminário para Atualização Profissional.
O evento reuniu alunos e professores dos Cursos Técnicos em Agropecuária, de Agricultura e de Agroindústria da EAJ, além do Técnico em Agropecuária, Claudinaldo Soares da Câmara – Superintendente do CREA – RN, o Diretor Administrativo do Caixa de Assistência dos Profissionais do CREA – MUTUA e Assessor da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado do Rio Grande do Norte – FETARN, Joseraldo Medeiros Vale, também Assessora da FETARN, Maria de Fátima Pessoa, Tesoureiro da FETARN, Manoel Candido da Costa e a Coordenadora do Projeto Dom Helder Câmara no RN – PDHC, Rosane Gurgel e o Coordenador do Curso Técnico em Agropecuária da EAJ, João Inácio da Silva Filho.
Claudinaldo Soares destacou a importância do CREA na vida profissional do Técnico em Agropecuária e a LEI 5524/1968 que regulamenta essa profissão.
Joseraldo Medeiros informou sobre a proposta de planejamento juntos as Comissões de Formatura para que os alunos concluintes dos Cursos Técnicos da EAJ possam receber a Carteira do CREA no ato da Colação de Grau para que dessa forma possam ao concluir o curso atuarem como profissionais em algum tipo de atividade, com esse instrumento legal.
Rosane Gurgel, falou das ações do Projeto PDHC com cerca de 120 alunos, filhos de agricultores familiares que atualmente estudam no Curso Técnico em Agropecuária pelo convenio FETARN/EAJ/UFRN, além de outros Projetos desenvolvidos no estado, principalmente no Sertão do Apodi.
Manoel Candido comentou sobre os avanços na EAJ com a parceria entre Escola e a FETARN, que viabilizou vários investimentos importantes para qualidade do ensino e também fez breve regate histórico da sua atuação política dentro do MSTTR frente às reivindicações e conquistas sociais dos trabalhadores e trabalhadoras rurais do RN, além de sua pré candidatura a deputado estadual no RN nas eleições desse ano.
      

sábado, 5 de junho de 2010

WILMA TERÁ APOIO DOS EX-PREFEITOS SILVANO E MANOEL MARTINS EM JANDAÍRA/ RN.

Wilma com lideranças politicas de Jandaira/ RN
    
     A ex-governadora Wilma de Faria em suas andacás pelo Mato Grande, esteve esta semana nas cidades de Jandaíra e Guamaré.
     Em Jandaíra recebeu o apoio de dois ex-prefeitos, Silvano Pinheiro e Manoel Martins além de outras lideranças políticas da cidade.
     Na reunião a ex-governadora fez uma ligeira prestação de contas do seu governo naquele município, destacando série de poços tubulares e 120 casas populares dentro do Programa de Desenvolvimento Solidário.
     Ela anunciou o início da estrada de Tubibal, uma reivindicação antiga da população rural. Na ocasião discutiu também a questão do abastecimento de água através da adutora Mato Grande com água do Boqueirão. O projeto faz parte do PAC II.

Fonte: blogdeassis.com

terça-feira, 1 de junho de 2010

MDA e Sebrae trabalham para inclusão da Agricultura Familiar no turismo da Copa


         O Ministro do Desenvolvimento Agrário, Guilherme Cassel, assinou nesta segunda-feira, 31, em Porto Alegre (RS), acordo de cooperação entre o MDA e o  Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), com apoio do Ministério do Turismo (MTur). Através do convênio, o Ministério do Desenvolvimento Agrário vai disponibilizar R$ 3 milhões para desenvolver ações conjuntas para identificar, promover e fortalecer a inserção dos produtos da agricultura familiar na atividade turística do Brasil, em especial durante a Copa do Mundo de 2014. Trata-se do projeto Talentos do Brasil Rural: turismo e agricultura familiar a caminho dos mesmos destinos.
De acordo com o Sebrae-RS, responsável pela execução do convênio em todo o Brasil com a rede Sebrae nacional, ainda na primeira quinzena de junho será aberto o primeiro edital do projeto. “A agricultura familiar hoje deve ser vista pela sociedade brasileira com outro olhar. É o segmento mais produtivo e diversificado, com presença em cerca de 10% do PIB nacional, 70% do alimento que é consumido no Brasil é produzido pela agricultura familiar, que possui uma grande diversificação na sua produção. Este projeto se insere nesta visão da produção sustentável e da ressignificação da agricultura familiar brasileira”, declarou o ministro Guilherme Cassel na abertura da cerimônia.
O Projeto "Talentos do Brasil Rural: turismo e agricultura familiar a caminho dos mesmos destinos" visa inserir os produtos e serviços da agricultura familiar no mercado turístico. A parceria  MDA e Sebrae inclui um conjunto de ações que visa identificar, ordenar, promover e fortalecer a relação entre a agricultura familiar e a atividade turística de forma a oferecer ao turista serviços e produtos da agricultura familiar focado principalmente nas 12 capitais brasileiras que serão sedes dos jogos da Copa do Mundo de 2014.
Com abrangência nacional e foco nos estabelecimentos freqüentados por turistas durante o mundial da Fifa – hotéis, bares, restaurantes e lojas de artesanato -, o Projeto prevê a realização de estudos e pesquisas para conhecimento da oferta, da demanda e do mercado potencial para os produtos oriundos da agricultura familiar. “O trabalho em parceria entre o MDA e o Sebrae permite agregar valor ao produto comercializado, permite qualificação tecnológica, o que melhora a renda e qualifica o trabalho da agricultura familiar”, explicou o Presidente do Sebrae, Paulo Okamoto, que também participou do lançamento do Projeto.  
Seleção de empreendimentos
A partir da primeira quinzena de junho começa a seleção de 125 empreendimentos para qualificação dos agricultores, divididos em quatro categorias: amenities (produtos voltados para hotelaria como shampoos, sabonetes); agroindústria; artesanato decorativo e utilitário; e serviços (incluindo o turismo rural). O Projeto prevê a preparação dos agricultores familiares para a prestação de serviços aos turistas e para ofertar produtos diferenciados ao mercado turístico em hotéis, bares, restaurantes e lojas de artesanato durante a Copa do Mundo de 2014, agregando valor socioambiental e sustentabilidade ao produto turístico. 
Também serão realizadas ações de qualificação de empreendimentos de Turismo Rural localizados no entorno das cidades-sede da Copa de 2014, para que possam oferecer atividades diversificadas e, assim, atrair o público que assistirá aos jogos do mundial para passeios, hospedagem e refeições.
Conforme explicou o ministro Guilherme Cassel, este Projeto aproveita a experiência exitosa de cinco anos do projeto Talentos do Brasil na área de moda, responsável por inserir no mercado da moda e design produtos que hoje participam de feiras de moda internacionais em eventos como o Fashion week de Sáo Paulo, Rio de Janeiro e similares em Paris. 
Agricultura familiar gaúcha e brasileira 
De acordo com dados do primeiro Censo Agropecuário que incluiu informaçõers da Agricultura Familiar, realizado pelo IBGE em parceria com o MDA, quase 85% das propriedades agrícolas do País são familiares – o que representa mais de 4 milhões – e que ocupam cerca de 70% da mão-de-obra no meio rural. Eles estão concentrados em uma área que representa apenas 24,3% do total destinado à agricultura. Essas estruturas são responsáveis por gerar um valor bruto de produção de R$ 54 bilhões – 40% do total referente à agropecuária. Os dados são relativos a 2006.
No Rio Grande do Sul, um terço da área agriculturável é familiar e o Estado é responsável por 54% do valor bruto de produção do país. Dos estabelecimentos rurais gaúchos, 86% são familiares.