segunda-feira, 25 de abril de 2011

Escola Agrícola de Jundiaí realiza 54ª Festa do Ex-Aluno

A Escola Agrícola de Jundiaí e as turmas concluintes 2011.1 e 2011.2 convidam você para próximo domingo, dia 1º de maio de 2011 participar da 54ª Festa do Ex-Aluno 2011 - "Tradição e Reencontro". O evento começa a partir da 11hs da manhã.

UFRN realiza 3ª Mostra de Profissões

A Universidade Federal do Rio Grande do Norte realizará de 03 a 05 de maio de 2011 no Centro de Tecnologia / Setor de aulas IV / Campus Universitário - Natal/RN. , a 3ª Mostra de Profissões.

A Mostra de Profissões é um evento para os alunos do ensino médio e demais pessoas interessadas em conhecer a oferta de cursos da UFRN e as possibilidades de profissionalização a estes vinculadas.

O objetivo do evento é ajudar os jovens que pretendem ingressar na UFRN a escolher o curso de graduação baseados no conhecimento do perfil profissional de cada área de formação.

Em 2011, a programação consta de minipalestras que serão realizadas por alunos e professores da UFRN, com participação de egressos dos cursos e de profissionais reconhecidos no mercado.

Os visitantes poderão participar de tour e visitas guiadas pelos vários espaços de aprendizagem e convivência do campus universitário de Natal.

O evento tem a realização do Centro de Biociências; Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes; Centro de Ciências Exatas e da Terra; Centro de Ciências Sociais Aplicadas; Centro de Tecnologia; Centro de Ciências da Saúde; EC&T - Escola de Ciência e Tecnologia; FACISA - Faculdade de Ciências da Saúde do Trairi; EM - Escola de Música; EAJ - Escola Agrícola de Jundiaí; CERES - Centro de Ensino Superior do Seridó.

Mais informações: http://www.ufrn.br/mostradeprofissoes/
FONTE: (Escola Agrícola de Jundiaí) - www.eaj.ufrn.br

COMPERVE abre inscrições para isenção da taxa do vestibular

Estão abertas as inscrições para os alunos que desejam obter isenção na taxa de inscrição para o Vestibular 2012 da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Os interessados devem fazer a inscrição através do site da Comissão Permanente do Vestibular (COMPERVE), até as 23h59 do dia 15 de maio deste ano.

O pedido de isenção é permitido somente aos alunos que tenham cursado, com aprovação, o 2º ciclo do ensino fundamental (6º ao 9º anos) e os dois primeiros anos do ensino médio em escolas públicas ou credenciadas no Conselho Nacional da Assistência Social e/ou Estadual e Municipal como filantrópicas, e que tenham cursado ou estejam cursando o último ano do ensino médio nas mesmas escolas citadas anteriormente.

O estudante que no vestibular 2011 foi selecionado como isento e não efetuou sua inscrição ou faltou há pelo menos um dia de aplicação das provas, não poderá concorrer ao processo de isenção.

Para se inscrever, o candidato deve acessar o site da COMPERVE, preencher na íntegra o formulário de inscrição, enviá-lo eletronicamente e imprimir o comprovante. Feito isso, entregar, de uma só vez, cópia dos seguintes documentos: comprovante de inscrição; histórico do ensino fundamental e do 1º e 2º anos do ensino médio; declaração de que está cursando, em 2011, o último ano do ensino médio; histórico do ensino médio (caso já tenha concluído); comprovante de que foi aprovado na disciplina que cursou por meio de progressão parcial (se for o caso) e documentos de identificação.

As cópias devem ser entregues nos dias úteis de 18 de abril a 16 de maio, das 7h30 às 11h30 ou das 13h30 às 17h30, na sede da COMPERVE ou enviadas via Correio, com Aviso de Recebimento, endereçada à COMPERVE. O resultado da seleção será divulgado a partir do dia quatro de julho no site www.comperve.ufrn.br.
Outras informações Link(s): http://www.comperve.ufrn.br

sexta-feira, 8 de abril de 2011

Luiz Carlos participa do I Seminário do CAJUSOL na UFRN

Luiz Carlos Fernandes - aluno concluinte do Curso Técnico em Agropecuária do convênio FETARN/EAJ/UFRN e André Luiz Machado - aluno de Graduação em Zootecnia da UFRN e ex-presidente do Grêmio Estudantil da EAJ, participaram na manhã de hoje (08), no Auditório da Reitoria do Campus Central da UFRN, do I Seminário de Avaliação do Projeto CAJUSOL: "Cadeia produtiva do cajú e do girassol: tradição e inovação na perspectiva da economia solidiária e da tecnologia social".

Esse Projeto é desenvolvido pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, em parceria com a FAPERN, UFERSA, EMPARN e UERN e tem como objetivo desenvolver a cadeia produtiva do caju e do girassol nas regiões compostas pelos Territórios da Cidadania do Estado do Rio Grande do Norte (Assu/Mossoró, Sertão do Apodi, Alto Oeste, Mato Grande, Potengi e Seridó).

Pela manhã foi realizada a abertura com a presença de representantes da PROEX/UFRN, PROEX/UFERSA, PROEX/UERN, Diretoria da FAPERN e EMPARN, em seguida, a Mesa Redonda com apresentação das metas cumpridas pelo Projeto nos territórios, com o Prof. Dr. Deusimar Freire Brasil (UFRN), Prof. Dr. Gleidson Vieira Marques (UFERSA), Prof. Dra. Suzaneide Ferreira da Silva Menezes (UERN) e o Prof. João Maria de Lima (EMPARN) e avaliação geral pelo Coordenador do projeto, Prof. Dr. Celso Locatel.

O evento segue até às 18h00min com outras Mesas Redondas com Professores e Bolsistas, apresentando resultados e perspectivas das pesquisas dos subprojetos de girassol e cajú desenvolvidas nos territórios e  com as experiências dos bolsistas.
  

terça-feira, 5 de abril de 2011

UFRN realiza I Seminário de Avaliação do CAJUSOL

A Universidade Federal do Rio Grande do Norte, em parceria com a FAPERN, UFERSA, EMPARN e UERN, realiza o I Seminário de Avaliação do projeto CAJUSOL, dia oito de abril, no auditório da Reitoria. O projeto tem como objetivo desenvolver a cadeia produtiva do caju e do girassol nas regiões compostas pelos Territórios da Cidadania do Estado do Rio Grande do Norte (Assu/Mossoró, Sertão do Apodi, Alto Oeste, Mato Grande, Potengi e Seridó).

O evento começa às 8h com o credenciamento dos participantes. Às 9h será feita a abertura, com a presença das Pró-reitorias de Extensão da UFRN, UERN e UFERSA, representantes da EMPARN, diretoria da FAPERN e coordenação do CAJUSOL.

De acordo com a programação do seminário, às 9h30 ocorre uma mesa-redonda para diagnosticar as metas cumpridas, composta pelos doutores Deusimar Freire Brasil (UFRN), Gleidson Vieira Marques (UFERSA) e Suzaneide Ferreira da Silva (UERN). Às 14h acontece outra mesa-redonda, mostrando resultados e perspectivas das pesquisas dos subprodutos girassol e caju, com os doutores Henrique Rocha de Medeiros (ovinocultura), Gualter Guenther Costa da Silva (solos), Jorge Ferreira Torres (unidades de demonstração) e Ligia Bandeira Guerra (diagnóstico).

Por fim, relatos de experiências, às 16h15, com os bolsistas Kawhan Melo de Andrade, Helder da Câmara Raimundo, Raimundo Fernandes de Brito e José Ferreira Amâncio.

O CAJUSOL é um projeto desenvolvido pela UFRN, UERN, UFERSA e EMPARN e com recursos cedidos pela Financiadora de Estudos e Projetos.

Link original da notícia: Portal da UFRN

Sete anos da AJIDAF em Jandaíra

Nesta sexta-feira, dia 08 de abril de 2011, a AJIDAF - Associação de Jovens Rurais Integrados Para o Desenvolvimento da Agricultura Familiar do Município de Jandaíra/ RN, completará seus sete anos de existência.

Fundada em 08 de abril de 2004, a AJIDAF tinha visão de acessar o  Programa Nossa Primeira Terra (Programa construído pela Secretaria de Reordenamento Agrário do Ministério do Desenvolvimento Agrário em um processo de ampla consulta e discussão com a Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura-CONTAG que permite o acesso à terra por meio de financiamento para aquisição de terra e implantação de infra-estrutura básica a trabalhadores e trabalhadoras rurais  sem terra ou minifundistas e a jovens oriundos de escolas agrotécnicas).

A Associação se tornaria pioneira no estado do RN em ser contemplada com esse tipo de Programa. Mas, em função de de alguns problemas, como a burocracia do próprio governo, esse objetivo não foi alcançado, frustrando os jovens a uma expectativa.

Nos anos de 2007 e 2008, realizou-se em Jandaíra/ RN, dois consórcios Social da Juventude Rural, sendo executado em nível regional pelo Instituto Aliança com Jovens do Estado da BAHIA e ao final deles vários jovens que receberam as capacitações em Hortifruticultura se associaram a AJIDAF. O Consórcio desenvolveu cursos em Hortifruticultura e Apicultura, com 400 horas/ aulas, atendendo 102 jovens nos dois anos.

Hoje, a AJIDAF não desenvolve nenhuma atividade de qualificação e de produção agropecuária no município de Jandaíra/ RN, em consequência histórica da falta de planejamento estratégico por parte dos atores envolvidos, sejam eles, associados, poder público ou movimentos sociais.

Nesse processo histórico, é interessante enfatizar, o desinteresse da atual administração municipal do governo Fábio Marinho no acompanhamento e apóio, não só à AJIDAF, mas também a outras formas de organizações sociais existentes que resgatam a cidadania, se configurando ainda como uma fonte alternativa de oportunidades de lazer, cultura, educação, trabalho e renda. Esse mesmo governo, muitas vezes se nega ainda em dialogar com as demandas das organizações sociais e como se não fosse suficiente não realiza Concurso  Público, manipulando as oportunidades dignas com um jogo de interesses eleitorais. É vergonhoso saber que Jandaíra realizou o último Concurso Público em 1997.
   

segunda-feira, 4 de abril de 2011

EAJ realiza programação especial em comemoração aos seus 62 anos

No último domingo (03/04/2011), a Escola Agrícola de Jundiaí - Unidade Acadêmica Especializada em Ciências Agrárias da UFRN, completou 62 anos na história da educação do RN. Fundada em 03 de abril de 1949, a então Escola Prática de Agricultura foi transformada em “Escola Agrotécnica de Jundiaí”, pelo convênio firmado entre o Estado do Rio Grande do Norte e o Ministério da Agricultura, em 09 de abril de 1954, ficando subordinada à Direção de Ensino Agrícola e Veterinário daquele Ministério.
Em 1967 foi incorporada à Universidade Federal do Rio Grande do Norte, passando posteriormente à denominação de Colégio Agrícola de Jundiaí – CAJ.
Em 2002, recebe a partir de mudanças no Regimento Geral da UFRN, o nome de Escola Agrícola de Jundiaí.
Em 2007, através da Resolução Nº 11/2007 – CONSUNI, a EAJ passou da condição de Órgão Suplementar para Unidade Acadêmica Especializada em Ciências Agrárias, integrada à estrutura acadêmica e administrativa da UFRN.
Neste contexto da sua melhor idade, a EAJ realizou durante a manhã de hoje, 04/04, uma programação especial com apresentação de Banda Marcial composta por alunos da EAJ, café da manhã, hasteamento de bandeiras, exposição de folders “Um olhar através do tempo”, apresentação de vídeo-documentário e Mesa Redonda com o tema “ Jundiaí de todos os tempos”, onde estiveram presentes ex-alunos e ex-professores da EAJ.
 Link original da notícia: http://www.eaj.ufrn.br

Comperve divulga Edital de Isenção do Vestibular 2012 da UFRN

Nessa segunda-feira, dia 04 de abril, a Comissão Permanente do Vestibular (COMPERVE) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) divulgou o Edital do Processo de Solicitação de Isenção do pagamento da Taxa de Inscrição do Vestibular 2012 da UFRN.
A inscrição será realizada exclusivamente via Internet, das 08 horas do dia 18 de abril às 23h59min do dia 15 de maio de 2011 no sítio www.comperve.ufrn.br, no qual estará disponível o Formulário de Inscrição para solicitação da isenção do pagamento da taxa de inscrição.
Link original da notícia: http://www.eaj.ufrn.br  
REDAÇÃO: Luiz Carlos Fernandes