Com sede em Macaíba, projeto tem sido um dos responsáveis pelo desenvolvimento da região metropolitana

Nicolelis trouxe IINN ao RN visando a descentralização dos recursos científicos Foto:Fábio Berriel/D.A Press |
O Governo do Estado vai repassar, por meio da Fundação de Apoio à Pesquisa do Rio Grande do Norte (Fapern), R$ 412,5 mil ao Instituto Internacional de Neurociências de Natal (IINN). A informação foi dada ao diretor científico do Instituto, o neurocientista Miguel Nicolelis, durante reunião com o diretor científico da Fapern, Davi de Medeiros Leite, e com a diretora de Inovação Tecnológica da Fundação, Claudia Machado.
Os recursos são referentes à contrapartida a um acordo de cooperação técnica, firmado entre o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e a Fapern, e serão repassados ao Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia Interface Cérebro-Máquina, o Incemaq.
Inaugurado em julho, o Incemaq foi criado com recursos do Ministério da Ciência e Tecnologia e Fapern, na ordem de R$ 3,7 milhões. A sede, em Macaiba, município da Grande Natal, tem ramificações em diversas instituições de ensino superior, como UFRN, USP, UFMG, UFPE e UNB.
Nos últimos sete anos, o Governo do Estado pavimentou e asfaltou a estrada de 2 km que dá acesso à Escola de Educação Científica que o IINN mantém em Macaíba; perfurou e instalou um poço para garantir o abastecimento de água; celebrou convênios com o instituto através da Secretaria de Educação para repassar recursos para ajudar a manter a estrutura em funcionamento, inclusive para prover a alimentação das crianças, superando problemas legais que em princípio impedia que este tipo de convênio fosse feito com entidades não governamentais.
FONTE: www.diariodenatal.com.br