sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Petrobras passa a ser a 4ª maior empresa do mundo

   
Lula destaca feito histórico da capitalização da Petrobras
Com jaqueta da Petrobras, Lula (no centro) aperta campainha da Bolsa;
Vestindo uma jaqueta da Petrobras, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva discursou durante o evento na Bovespa nesta sexta-feira em comemoração ao processo de capitalização da empresa e ressaltou o feito histórico da operação.
“Eu deixo a Presidência como o presidente que participou de forma honrosa do momento mais auspicioso do capitalismo mundial”, disse Lula. “Nunca antes na historia da Humanidade nós tivemos um processo de capitalização da envergadura que a nossa Petrobras está fazendo aqui hoje”, afirmou o presidente.

Ele ressaltou o desempenho do mercado acionário brasileiro durante o seu governo. Disse que, em 2003, a Bovespa movimentava cerca de R$ 200 bilhões por ano e, agora, esse valor é de R$ 3 trilhões. Em pontos, a Bolsa marcava 14 mil pontos na época, enquanto hoje opera em cerca de 70 mil pontos. "A mudança foi extraordinária", disse Lula.
Segundo Lula, o processo de capitalização "é sinal dos novos tempos que o Brasil vive". Ele agradeceu a Deus pelo sucesso da operação. "Quero agradecer a Deus por estarmos vivendo este momento ... Acho que Deus foi muito generoso com o povo brasileiro, que há muito tempo esperava a chance de ser respeitado no mundo como nós somos hoje."
Indiretamente, Lula também criticou o governo anterior por ter promovido privatizações de várias empresas. "Ao contrário do passado, não estamos aqui para alienar o Estado ou o patrimônio público", disse. "É a decisão soberana de uma sociedade de capitalizar o seu futuro", afirmou. 

Fonte: UOL