quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Agricultura familiar é uma das atrações da Festa do Boi 2010

Por Agência RN

A agricultura familiar do Rio Grande do Norte é uma das atrações da 48ª Festa do Boi que acontece, entre os dias 9 e 16 de outubro, no Parque de Exposições Aristófanes Fernandes, município de Parnamirim. Entre outros espaços o público tem a oportunidade de visitar a Fazenda de Todos, réplica de um espaço rural, onde são mostradas todas as ações do Governo do Estado, através da Secretaria da Agricultura, da Pecuária e da Pesca (Sape) e suas vinculadas - Emparn, Idiarn, Ceasa e Emater-RN.

O agricultor familiar, mais uma vez, é a uma das estrelas da Festa do Boi. Por isso, todas as atenções são voltadas para ele. A Emater-RN, por exemplo, organiza, durante o evento, caravanas de pequenos produtores e seus familiares, com mais 4 mil pessoas vindas de todas as regiões do Estado. Além de visitas, eles conhecerão novas tecnologias em áreas específicas, cursos e oficinas. 

Durante a Festa do Boi, a Secretaria da Agricultura e suas vinculadas, levam ao público a agricultura familiar norte-rio-grandense modernizada com ações realizadas, através de programas e projetos, que geram ocupação e renda para o pequeno produtor em todas as regiões do Estado.

A Fazenda de Todos mostra todo o processo de manejo e as diversas cadeias produtivas da agricultura familiar. São expostas, ações como os projetos: Compra Direta, Hortas Comunitárias Orgânicas, Fruticultura, Avicultura, Mandiocultura, Bovinocultura, Agroenergia, Agroindústria, Cozinha alternativa, Apicultura e Comunicação Social Rural através do Programa TV Rural. 

Fazenda na cidade

Toda a diversidade da economia potiguar, no setor agropecuário, está reunida em um só ambiente na Fazenda de Todos. O espaço consiste de atrações que possibilitam uma aproximação de pessoas de áreas urbanas com os costumes e a cultura do rural. É a réplica de uma fazenda com toda infra-estrutura do campo, incluindo o cultivo de plantas e criação de animais. 

Um dos espaços mais visitados, todos os anos, na Fazenda de Todos é casa de farinha. Sob a orientação de técnicos da Emater-RN agricultores familiares demonstram toda a cadeia produtiva da mandioca. No local os pequenos produtores processam a mandioca produzindo diversos derivados da raiz, tais como: farinha, goma, tapioca, beiju e manipueira.

Comunicação rural 

A comunicação social rural é mais um dos projetos de sucesso da Emater-RN. Com a finalidade de dar cobertura jornalística do evento o estúdio da TV foi transportado para a Fazenda de Todos, com a equipe de jornalistas da instituição, visando levar ao conhecimento do público a estrutura e a produção de entrevista e reportagens que serão veiculadas no TV Rural. O programa vai ao ar todos os domingos, às 8 horas, no canal local Sim TV, em outras emissoras públicas e canais a cabo em todo o Estado.