segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Por dever, honra e compromisso moral

Companheiros e Companheiras Sindicalistas do MSTTR - Movimento Sindical de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais  

     Existe uma ameaça real à democracia e à vida do povo brasileiro nesse segundo turno das Eleições 2010. Essa  ameaça é representada pelo senhor José Serra,  que disputa a presidência da República pelo PSDB e DEM (antigo PFL) representando a elite brasileira e o Neoliberalismo já falido no mundo.
   Não podemos esquecer que esses partidos já governaram o país sob a ótica do neoliberalismo e levaram-no a desestabilidade econômica, endividamento do nosso país e falência em todos os setores produtivos!  O projeto implementado por essa elite sempre foi de um Estado mínimo, onde as questões econômicas devem ser reguladas pelos livres mercados e a cidadania um direito de poucos.
    Nesse modelo, o Brasil foi um país dependente do capital estrangeiro, subordinado ao FMI e países ricos, com alta inflação e forte concentração de renda. 
   Nessa mesma linha, não podemos esquecer que esse tipo de Governo exerce o poder de comando de forma autoritária e não respeita a legitimidade dos movimentos sociais e sindical de defender os direitos da classe trabalhadora.
  Nesse período, o retrato do Brasil foi marcado pela pobreza, miséria, desemprego, sucateamento da máquina pública, privatizações de empresas públicas rentáveis, violência social de todas as ordens, baixos salários, epidemias, corrupção sem investigação, falta de investimento em infra-instrutora, apagão e outras catástrofes. E o pior de todos: o salário mínimo corrigido abaixo da inflação, perdendo, a cada mês, a capacidade de compra por parte da população.
  No Governo FHC, o campo era tratado como lugar de pobres e sem perspectiva de desenvolvimento, sendo a estratégia o seu esvaziamento. Ou seja, não era necessário investimento em políticas públicas para o campo, pois a lógica era tratar o meio rural com políticas assistenciais, gerando uma legião de excluídos.
  Foi no Governo FHC que mais houve mortes de trabalhadores(as)  decorrentes de conflitos de terra, a exemplo de Corumbiara, Eldourado dos Carajás, etc. Houve também a assinatura da medida provisória que criminaliza os movimentos sociais que ocupar terra improdutiva. A agricultura familiar era desprezada e abandonada e milhares de requerimentos dos benefícios da Previdência Social eram negados aos trabalhadores e trabalhadoras rurais, sem esquecer das quilométricas filas para atendimento nas agências do INSS. 
 
Nosso compromisso
  O Movimento Sindical de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais é uma organização sindical forte e politicamente comprometida com a causa dos trabalhadores e trabalhadoras rurais deste país. A estratégia adotada é a valorização do espaço rural por meio da concretização de um projeto de desenvolvimento que seja sustentável e solidário.
  O governo Lula, nesses oito anos, muito fez pelo povo do campo, ao estabelecer inúmeros e incansáveis diálogos e negociações com o MSTTR por intermédio das mobilizações da categoria: Grito da Terra, Marcha das Margaridas, Festival da Juventude, etc.
  Graças à capacidade e legitimidade do MSTTR e do compromisso do Governo Lula com o povo trabalhador do campo, obtivemos importantes conquistas: fortalecimento e ampliação do PRONAF, Programa de Aquisição de Alimentos/Alimentação Escolar, Luz para Todos, Habitação Rural, novas regras para a Previdência Rural, atendimento mais humanizado no INSS, Cadastro dos Segurados Especiais, Políticas para as Mulheres, Juventude e Terceira Idade. Entre tantas destaco a capacidade do governo LULA de negociar com as Centrais Sindicais uma política de reajuste do salário mínimo, sempre acima da inflação. Lembrar também dos grandes investimentos na Educação e Saúde pública, sem esquecer do compromisso com a formulação e implementação de políticas especificas de Educação do Campo e de Saúde Integral para as populações do campo e floresta
   No dia 31 de outubro, votar em Dilma significa garantir os avanços conquistados pelo MSTTR até este momento, e continuar ampliando as políticas públicas voltadas para o desenvolvimento do campo, garantindo qualidade de vida para todos e todas!
  Vamos todos e todas, dirigentes e funcionários dos trabalhadores e trabalhadoras rurais do Brasil, por dever de honra, por caráter e por compromisso moral, vamos de Dilma, vamos de Lula e de esperança, vamos de coerência e de verdade, votar e conquistar votos, por nós mesmos e pelo Brasil! 
É DILMA PRESIDENTE DO BRASIL! 
    José  Wilson de Sousa Gonçalves
    Diretor de políticas Sociais da CONTAG