quinta-feira, 16 de junho de 2011

Educação:Jandaíra e Pedra Preta resistem ao piso

Pelos menos dois municípios da área de abrangência do Sinte regional de João Câmara, insistem em não equiparar o salário dos educadores ao piso nacional: Jandaíra e Pedra Preta, por coincidência dois prefeitos do PMDB.  A informação foi dada pelo professor José Teixeira, um dos coordenadores do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Rio Grande do Norte.
Teixeira disse que nos demais municípios os prefeitos já cederam e concederam o aumento para equiparação do piso nacional do magistério. O professor José Teixeira concedeu entrevista na rádio TOP FM onde falou do movimento grevista e ratificou a posição da categoria de só retornar ao trabalho se tiver suas reivindicações atendidas pelo governo. 

OPINIÃO DE LUIZ CARLOS FERNANDES:
 
"Se tratando do prefeito de Jandaíra, essa atitude irresponsável não causa nenhum espanto. Os desmandos da sua administração em matéria de educação é herança de uma governo com partido autoritarista, baseado na prática burguesa que não considera uma construção coletiva, que não escuta as propostas dos diferentes movimentos sociais para uma construção coletiva.O prefeito pode até tentar explicar através da insuficiência de recursos finaceiros, a inviabilização dos anseios da população, mas não justifica, pois embora repasses federias tenha sido poucos, ainda sim, se teve aumentos nos ultimos meses,o que acontece é a falta de eficiência nos gastos públicos. Um exemplo nessa historinha é o jogo eleitoral que privilegia pessoas com cargos e outros beneficios. Só pra se ter uma idéia, Jandaíra, é umas das únicas ou talvez a única prefeitura do Mato Grande que não realizou concurso público desde 1997.Os jovens não tem incetivo para estudarem o ensino básico por falta de concurso ou oportunidades de trabalho digno no municipio. A cidade do mel não tem apresentado nenhuma espectativa de geração de postos de trabalho nos últimos anos pela falta de preparo ou criatividade da equipe do poder legislativo e executivo local. Isso é inaceitável! mas parece que está bom assim!"