quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Eleição para reitoria a da UFRN acontece hoje

 Hoje, cerca de 35 mil pessoas, entre alunos, professores e funcionários irão as urnas para eleger a primeira mulher para o cargo de reitoria da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). As candidatas Ângela Maria Paiva Cruz e Maria Arlete Duarte de Araújo disputarão o controle da instituição por quatro anos, administrando um orçamento anual de R$ 1 bilhão. Serão 11 zonas eleitorais com 74 urnas convencionais. O horário de votação terá inicío às 8h e se estenderá até às 17h ou 21h, dependendo do local da eleição. (A consulta poderá ser realizada no site da Comissão eleitoral da UFRN). Poderão participar do processo os professores efetivos, alunos matriculados e que estão cursando disciplinas no semestre 2010.2 e servidores, mesmo aqueles que estão de férias ou licença.

No prazo de 72 horas antes das eleições as candidatas já não podem conceder entrevistas. Para o presidente da comissão central para consulta de escolha para reitor, Nilsen Carvalho, a previsão é que as eleições sejam tranquilas "Até domingo as candidatas apresentaram um bom nível nos debates e mostravam a preocupação em discutir as propostas para a melhoria da UFRN", comenta. A apuração será feita pela Comissão Central na quinta-feira,11, a partir das 9h, no Ginásio Poliesportivo do Campus. Logo após o término, será feita a divulgação do resultado, que será disponibilizado no site da Comissão e veiculado pelos meios de comunicação da Instituição.

As concorrentes

Maria Arlete Duarte de Araújo

Professora titular do Departamento de Ciências Administrativas da UFRN desde 2007. Formada em administração pela Universidade Federal de Sergipe (1978), mestre em administração pela Universidade Federal da Paraíba (1983), especialista em administração universitária pela UFRN (1990), doutora em administração pela Escola de Administração de Empresas de São Paulo /FGV-SP (1996). Realizou o seu pós-doutoramento na Universidade Pompeu Fabra, em Barcelona, Espanha, , no período de agosto de 2008 a julho de 2009, tendo realizado um estudo comparativo das novas formas de responsabilização nos sistemas de saúde da Catalunha (Espanha) e no Brasil. O seu ingresso na UFRN ocorreu em 1982 por concurso público de provas e títulos.

Ângela Maria Paiva Cruz

É atualmente vice-reitora (assumiu o cargo em 2007, na gestão que vai até maio de 2011) e coordenadora do Programa de Reestruturação das Universidades Federais (Reuni) na UFRN. Em sua trajetória acadêmica foi vice-diretora do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA), chefe do Departamento de Filosofia, membro do Conselho de Centro do CCHLA, do Conselho de Ensino Pesquisa e Extensão (Consepe), do Conselho de Administração (Consad) e do Conselho Universitário (Consuni), membro da Comissão de Extensão, de Pesquisa e Pós-Graduação, da Comissão Permanente de Desenvolvimento Institucional (CPDI) e presidente da Comissão de Avaliação da Docência. Ingressou como professora na UFRN em 1983. Tem bacharelado e licenciatura em matemática, mestrado em filosofia e doutorado em educação, com atividades na graduação e pós-graduação.

 INFORMAÇOES: Diário de Natal