domingo, 5 de dezembro de 2010

Tremores de terra são sentidos em municípios do RN

    Segundo informações do blog de Jocelino Dantas, populares do municipio de Jandaíra, sentiram temores de terra neste último sabado (04), mais precisamente, por volta das 8 horas da manhã. O Senhor Severino Salviano, morador do município disse que terremoto durou em média 10 segundos e chegou a balançar armários, permitindo-se ouvir os sons de copos e pratos guardados no móvel.Apesar da população sentir o efeito, não houve nenhum incidente da ação do terremoto.
     O professor Joaquim Ferreira, sismólogo da UFRN, conta que os aparelhos da universidade detectaram o tremor. Ele diz que ainda não se sabe onde foi o epicentro do terremoto, mas suspeita-se que o abalo tenha atingido dois pontos na escala Richter.
      Depois do tremor de terra da manhã, mais dois tremores voltaram a ser sentido em Jandaíra durante a noite no mesmo dia, mais precisamente por volta das 20h:56min, moradores de quase todo município deram informação do tremor que parece ter sido com mais intensidade do que foi sentido durante a manhã.
     O fenômeno foi sentido com mais intensidade no município de Pedra Preta, onde chegou a ocorrer rachaduras em algumas residências. 
       De acordo com informações oficiais da UFRN e matéria publicada através do Diário de Natal ainda não foi localizado o local do epicentro.
         Já no município de João Câmara, a partir de informações do Blog de Assis Silva, existem relatos de moradores de que pelo menos cinco pequenos tremores de terra foram sentidos no sábado. Os abalos ocorreram durante o dia e início da noite.
           Há exatos 24 anos, no dia 30 de novembro de 1986, o sismógrafo da Universidade Federal de Brasília (UnB) registrava a ocorrência de um tremor de terra de 5,8 graus na escala Richter (que vai até 9), na região de João Câmara, Rio Grande do Norte. O tremor foi sentido em outras regiões do Nordeste, como Recife e Olinda, em menor intensidade, e deixou pelo menos três mil casas abaladas, segundo o prefeito de João Câmara, José Ribamar Leite.
         O tremor também foi sentido no município de Jardim de Angicos. De acordo com relatos dos moradores, a terra tremeu uma vez na parte da manhã e mais duas à noite, deixando a população apavorada. Lá, o tremor durou cerca de 3 segundos, mas, foi o tempo suficiente para deixar a população da cidade assustada e preocupada com o acontecido. A dona de casa Francisca, disse ao blog do Prof. Sezimar, “Foi um barulho estranho, como se algo estivesse explodindo de baixo do chão".