terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Programa Desenvolvimento Solidário apresenta balanço dos últimos oito anos

O Programa Desenvolvimento Solidário, o Projeto de Combate à Pobreza Rural (PCPR) promoverá, nesta quinta-feira (9), uma solenidade de premiação aos melhores Conselhos do Projeto no Rio Grande do Norte, entrega de folders de apoio à comercialização a associações financiadas e lançamento do catálogo de empreendimentos produtivos do Programa.

Antes da abertura oficial do evento, a coordenação do Programa, juntamente com o secretário estadual de Trabalho e Assistência Social, Gercino Saraiva, e representantes do Banco Mundial, apresentarão os resultados obtidos com a aplicação dos mais de R$ 108 milhões, nos últimos oito anos.

A solenidade oficial ocorrerá a partir das 11 horas, no entanto, mas uma entrevista coletiva à imprensa será concedida antes, às 10 horas, no Espaço de Eventos do Hotel Parque da Costeira, Via Costeira.

Durante o evento, ocorrerá o lançamento do Catálogo de Projetos Produtivos do Programa, que expõe o demonstrativo final do trabalho, com informações detalhadas dos principais produtos de empreendimentos financiados. Também, será feita a entrega de folders de apoio à comercialização a associações.

Por último, serão anunciados os vencedores do Prêmio Melhores Práticas dos Conselhos Municipais do PCPR no RN, que consiste em uma forma de reconhecimento e de valorização das melhores ações realizadas por estas entidades na descentralização e implementação de políticas públicas de redução da pobreza rural no Estado.

Os Conselhos foram avaliados em cinco temas principais: gestão participativa e transparente; igualdade de gênero e juventude; integração de políticas públicas; práticas sustentáveis e comercialização solidária.

Dos 152 municípios beneficiados pelo Projeto nesta fase, inscreveram-se 89 Conselhos, dos quais 33 serão premiados com um kit de informática contendo: um computador, um monitor de LCD, uma impressora laser, um nobreak, uma cadeira executiva e uma mesa para computador. Foram escolhidos três destaques estaduais, que além deste kit, também receberão um projetor multimídia e uma máquina fotográfica digital.

De acordo com o Coordenador do Programa no Estado, Luiz Augusto Santiago Neto, "esse é o momento de premiar os Conselhos Municipais que mais se destacaram na execução do PCPR; de prestar contas à sociedade do trabalho que foi feito nos últimos oito anos, bem como reafirmar a importância desta política Pública que vem se consolidando como uma das mais importantes para o desenvolvimento sustentável do nosso Estado".
Fonte: Agência RN