quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

MUNICÍPIO DE JANDAÍRA SÓ CONSTA 46 AGRICULTORES FAMILIARES CADASTRADOS NOS BANCOS DE SEMENTES

O Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Jandaíra Jocelino Dantas solicitou neste inicio de semana da Secretaria da Agricultura, da Pecuária e da Pesca do Estado do Rio Grande do Norte - SAPE informações de como ficaria o atendimento dos Agricultores familiares do tocante a sementes para o plantio 2011. Segundo informações do companheiro Jocelino as informações da SAPE é de que só serão atendidos agricultores cadastrados nos bancos de sementes já organizados até o ano passado pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do estado do Rio Grande do Norte - EMATER.

O fato é que foi repassado também através da SAPE que o município só existe dois bancos de sementes cadastrados totalizando assim apenas 46 familias aptas a receber sementes. Solicitamos informações ao extencionista local de Jandaíra e ele nos passou que diante as dificuldades de estruturas da época para organizar os grupos não eram boas e por isso não foi possível encaminhar demais cadastros de outros grupos.

Infelizmente corremos o risco de apenas esse agricultores e agricultoras cadastrados receberem suas sementes que será iniciada a distribuição depois do dia 10 de fevereiro a parti da região do auto oeste e depois a demais regiões segundo informações da SAPE, e os demais como será, será que vai ter através da Prefeitura? ainda não temos informação, o fato é que fica pergunta no ar.

Segundo algumas lideranças de associações rurais e o Secretário de política agrícola de nosso Sindicato Jailton Antero de Melo a EMATER local realizou algumas reuniões comunitárias para a criação de novos bancos de sementes, mas não foi concretizado o encaminhamento para a SAPE, exemplo como esse foi o da Comunidade de Trincheiras II. O Extencionista Local Gaspar Aécio alega que os documentos necessários para enviar o cadastro estavam incompletos e acabou por vários problemas não sendo de fato encaminhados.

INFORMAÇÕES DO BLOG JOCELINO DANTAS