segunda-feira, 9 de maio de 2011

Contag negocia com governo federal o 17º Grito da Terra Brasil

Entre os pontos de acordo está o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar

A Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag) iniciou nesta segunda, dia 9, uma rodada de negociação com o governo federal para 17º Grito da Terra Brasil. A mobilização, que reúne pequenos produtores, será na semana que vem, na capital federal.
Representantes dos trabalhadores rurais se reuniram com o ministro do Desenvolvimento Agrário e com o Secretário-Geral da Presidência da República. Durante a abertura Alberto Broch, presidente da Contag, anunciou os principais pontos da pauta de reivindicações dos trabalhadores rurais, como combate à pobreza, programas de infraestrutura no campo brasileiro e sustentabilidade econômica e ambiental.

– Dentro dessas grandes diretrizes está, sem dúvida nenhuma, a questão da reforma agrária, está o fortalecimento da agricultura familiar, está o fortalecimento dos direitos dos assalariados rurais, então as políticas sociais, como saúde, educação, programas da terceira idade, programas de capacitação para milhares de trabalhadores que têm acesso à terra – ressaltou o presidente da Contag.
Um dos pontos de acordo entre o governo e a entidade é a destinação de mais recursos para programas como o Pronaf e o Mais Alimentos.
– Nós temos um balanço positivo do Pronaf rodando 27 bi, Mais Alimentos que é uma linha de crédito rodando mais 5 bi e nós temos a e expectativa de continuar disponibilizando recursos para agricultura familiar – acrescentou o ministro do Desenvolvimento Agrário, Afonso Forense.
O ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República garantiu mais dialogo com o setor.
– O governo vê com muita simpatia a amplitude dessa pauta dos pontos apresentados, que vão muito além dos interesses meramente coorporativos – afirmou Gilberto Carvalho.

Fonte:http://www.canalrural.com.br/canalrural/jsp/default.jsp?uf=2&section=Canal%20Rural&id=3303905&action=noticias