sexta-feira, 11 de junho de 2010

III ENCONTRO DOS TECNICOS AGRÍCOLAS DO RN

Os técnicos agrícolas potiguares pelo terceiro ano consecutivo estiveram reunidos, desta vez na cidade de Mossoró-RN, nos dias 9 e 10 de junho de 2010.
O III Encontro Estadual dos Técnicos Agrícolas promovido pelo SINTAG-RN e pela ATARN foi inserido na programação oficial da Feira Internacional da Fruticultura Tropical Irrigada – EXPOFRUIT, no Campus da UFERSA, em Mossoró.
A primeira palestra do dia 9 de junho sobre Cooperativismo foi ministrada pelo Prof. Manoel Barbosa de Lucena, consultor da Organização das Cooperativas do Rio Grande do Norte – OCERN.
Logo em seguida os jovens técnicos agrícolas, os estudantes da Escola Agrícola de Jundiaí, de Macaíba-RN, e da Escola Agrotécnica do Cajueiro, de Catolé do Rocha-PB, fizeram um debate sobre a realidade do Ensino Agrícola na conjuntura atual.
A palestra “25 Anos de Regulamentação da Profissão de Técnico Agrícola” foi proferida pelo Téc. Agr. Gustavo José Barbosa, Diretor de Relações Sindicais da FENATA.
A abertura oficial teve a mesa formada pelo Téc. Agr. Manoel Gabi Pereira, Secretario do SINTAG-RN, Téc. Agr. Ivanilson Pereira de Araújo, presidente da ATARN, Téc. Agr. Gustavo José Barbosa, Diretor da FENATA, Téc. Agr. Raimundo Glauco de Vasconcelos, Gerente da Empresa SD 2000, Sr. João Helio Costa da Cunha Cavalcanti Junior, Diretor Técnico do SEBRAE-RN e Sr. José Mario Junior, Diretor da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Rio Grande do Norte – FETARN.
O representante do SEBRAE afirmou que a importância do técnico agrícola no atual momento de crescimento econômico do país é grande, ademais somente unido poderemos conquistar o piso salarial e o conselho próprio.

O Téc. Agr. Raimundo Glauco lembrou o período que trabalhou na EMATER-RN, ainda ANCAR, e o papel preponderante que o técnico agrícola exercia na sociedade local onde executava os serviço de assistência técnica e extensão rural. Glauco foi o primeiro técnico agrícola a preencher a ficha de filiação do SINTAG-RN e desponta como uma das maiores lideranças política do Rio Grande do Norte.


Este ano o Prêmio Técnico Agrícola Potiguar foi entregue ao Téc. Agr. Antonio Lisboa Junior, da EMATER de Lagoa Nova-RN, Téc. Agr. Laércio de Amorim Gomes, da EMATER de Assu-RN e a Professora Joanice e Silva Miranda, da Escola Agrícola de Jundiaí.

Na manhã do dia 10 de junho o Encontro seguiu com uma palestra sobre Apicultura apresentada pelo Téc. Agr. Ari Maia, da EMATER de Pau dos Ferros, e logo em seguida os encaminhamentos finais.

O evento contou com o apoio da FENATA, COEX, SEBRAE, SAPE, Banco do Nordeste, SINAI, EXPOFRUIT, SENAR-RN, GLAUCO INFORMÁTICA, ADESE, Prefeitura Municipal de Parelhas e do deputado estadual Fernando Mineiro.