sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Políticas de mercado para o setor leiteiro do RN é tema de seminário promovido pela Emater/RN e Sinproleite

O Governo do Estado, através da Emater/RN e em parceria com o Sinproleite, está promovendo o 1º Seminário de Políticas de Mercado para o Setor Leiteiro do Rio Grande do Norte, cuja finalidade é reunir os diversos segmentos envolvidos com a atividade para construir propostas de incentivo e fortalecimento do mercado de leite no Estado.

O seminário ocorre nesta sexta-feira (3), no auditório do Parque de Exposições Aristófanes Fernandes, em Parnamirim, das 8h às 18h.

O debate sobre políticas para ampliação de mercados para o leite no RN tem como um dos seus pontos de destaque os mercados institucionais gerados pelas políticas públicas de segurança alimentar e nutricional do governo do estado e do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), que tem no leite um dos seus principais produtos por ser um alimento de alto valor nutricional.

O Rio Grande do Norte é pioneiro na implantação de políticas de segurança alimentar, pelo estímulo ao consumo de leite quando criou, há 20 anos, o Programa do Leite, sendo inclusive referência nacional. Ao mesmo temo em que contribui para a redução da insegurança alimentar constitui-se em uma das políticas sociais estruturante e de maior alcance, pois promove o desenvolvimento do setor leiteiro do Estado.

O Programa do Leite do RN tem papel fundamental no desenvolvimento da bacia leiteira do Estado, pois é responsável pela aquisição de mais de 150 mil litros diários de leite bovino e caprino, o que corresponde a mais de 30%, dos 450 mil litros produzidos diariamente pelo rebanho potiguar, configurando-se em um fator de sustentabilidade da atividade e de estímulo à produção.

Anualmente, são investidos cerca de R$ 84 milhões na compra do leite que é distribuído junto às famílias em situação de vulnerabilidade nutricional. No total, o programa atende mais de 155 mil beneficiários, entre gestantes, crianças e idosos, que recebem o produto gratuitamente.

Com vistas ao seu aprimoramento o Programa vem sofrendo mudanças significativas em seu modelo de gestão e assumindo um novo desenho institucional. O Novo Programa do Leite, desde o mës de junho de 2010, passa a ter o gerenciamento da produção sob a gestão da Emater/RN, que instituiu novos critérios de credenciamento de produtores, de pagamentos e de controle de qualidade do leite.

"Tem-se um Programa com maior transparência, preços mais justos e a inserção estruturada de famílias de agricultores familiares, entre os produtores consorciados", defende o diretor geral da Emater-RN, Henderson Abreu.

Ao final do seminário, grupos de trabalho vão levantar proposições que serão apresentadas às autoridades e gestores do Estado.
Por Agência RN