terça-feira, 5 de abril de 2011

Sete anos da AJIDAF em Jandaíra

Nesta sexta-feira, dia 08 de abril de 2011, a AJIDAF - Associação de Jovens Rurais Integrados Para o Desenvolvimento da Agricultura Familiar do Município de Jandaíra/ RN, completará seus sete anos de existência.

Fundada em 08 de abril de 2004, a AJIDAF tinha visão de acessar o  Programa Nossa Primeira Terra (Programa construído pela Secretaria de Reordenamento Agrário do Ministério do Desenvolvimento Agrário em um processo de ampla consulta e discussão com a Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura-CONTAG que permite o acesso à terra por meio de financiamento para aquisição de terra e implantação de infra-estrutura básica a trabalhadores e trabalhadoras rurais  sem terra ou minifundistas e a jovens oriundos de escolas agrotécnicas).

A Associação se tornaria pioneira no estado do RN em ser contemplada com esse tipo de Programa. Mas, em função de de alguns problemas, como a burocracia do próprio governo, esse objetivo não foi alcançado, frustrando os jovens a uma expectativa.

Nos anos de 2007 e 2008, realizou-se em Jandaíra/ RN, dois consórcios Social da Juventude Rural, sendo executado em nível regional pelo Instituto Aliança com Jovens do Estado da BAHIA e ao final deles vários jovens que receberam as capacitações em Hortifruticultura se associaram a AJIDAF. O Consórcio desenvolveu cursos em Hortifruticultura e Apicultura, com 400 horas/ aulas, atendendo 102 jovens nos dois anos.

Hoje, a AJIDAF não desenvolve nenhuma atividade de qualificação e de produção agropecuária no município de Jandaíra/ RN, em consequência histórica da falta de planejamento estratégico por parte dos atores envolvidos, sejam eles, associados, poder público ou movimentos sociais.

Nesse processo histórico, é interessante enfatizar, o desinteresse da atual administração municipal do governo Fábio Marinho no acompanhamento e apóio, não só à AJIDAF, mas também a outras formas de organizações sociais existentes que resgatam a cidadania, se configurando ainda como uma fonte alternativa de oportunidades de lazer, cultura, educação, trabalho e renda. Esse mesmo governo, muitas vezes se nega ainda em dialogar com as demandas das organizações sociais e como se não fosse suficiente não realiza Concurso  Público, manipulando as oportunidades dignas com um jogo de interesses eleitorais. É vergonhoso saber que Jandaíra realizou o último Concurso Público em 1997.